Templo de Salomão

O Templo de Salomão foi o primeiro templo construído para o culto a Deus no Monte Moria, em Jerusalém, na atual Israel. Foi construído pelo rei Salomão, filho de Davi, e dedicado ao culto a Yahweh, Deus do povo hebreu. Ele foi construído no século X a.C. e foi considerado um dos edifícios mais imponentes da época. O templo foi destruído pelos babilônios em 586 a.C. e nunca foi reconstruído. A sua existência é descrita na Bíblia, no livro de 1 Reis e 2 Reis.

Como era o 1º Templo

A arquitetura do Templo de Salomão era baseada no estilo do Antigo Oriente Médio, e incluía elementos arquitetônicos comuns às construções religiosas da época, como colunas, pórticos e cúpulas. O templo era construído com pedra, mármore e madeira de cedro importada do Líbano.

Ele tinha uma forma de retângulo, com um comprimento de 90 metros e uma largura de 30 metros. O templo tinha dois andares, sendo que o primeiro andar era conhecido como o “pátio dos gentios”, onde as pessoas comuns podiam entrar para orar. O segundo andar era conhecido como o “Santo dos Santos”, onde apenas os sacerdotes podiam entrar e realizar os cultos. O santuário mais importante do templo era o “Santo dos Santos”, onde se encontrava o Arca da Aliança, que continha as tabuas dos dez mandamentos.

Dentro do Templo havia também dois grandes candelabros de ouro maciço, uma mesa para os pães da proposição, e um altar para queimar incenso. Tudo isso era decorado com flores e folhas de ouro.

A arquitetura do Templo de Salomão é considerada uma das mais impressionantes para a época, e sua descrição na Bíblia ainda hoje é um objeto de estudo para arqueólogos e historiadores.

Rolar para cima